terça-feira, 5 de junho de 2012

Associação de Capoeira Barro Vermelho

BRIEFING
A assessoria de comunicação foi solicitada pela Associação Cultural de Capoeira Grupo Barro Vermelho, para a elaboração de uma carta de apresentação visando captação de recursos para o evento do órgão e a direção de arte gráfica (idealização) para a execução de um profissional de design.
Segue abaixo a carta de apresentação e em seguida a mostra da direção de arte gráfica pela assessoria e desenvolvimento do designer Fábio Sena.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA
GRUPO BARRO VERMELHO

Carta de Apresentação


O grupo de Capoeira Barro Vermelho realizará em Ilhéus o seu 1º Batizado, no dia 13 de novembro de 2011. No salão da Paróquia São João Batista, na praça do Pontal, graduará cerca de 50 alunos ilheenses, entre crianças, jovens e adultos. Nesta solenidade, que representa a graduação do capoeirista com o recebimento do cordel, mais de cem capoeiristas estão sendo convidados para participar, entre Mestres, Contra Mestres, Professores e alunos da Bahia - das cidades de Ilhéus, Belmonte, Canavieiras, Una, Itororó, Salvador - e do Rio de Janeiro.
O grupo Barro Vermelho desenvolve e valoriza a prática da capoeira como um patrimônio cultural brasileiro, e também expande a arte em países como Espanha, França, Noruega e os Estados Unidos. Isto provém do trabalho do Mestre Benivaldo Santos Possedôneo, quando fundou há 18 anos o grupo em Salvador. Os realizadores, Mestre Carrapicho e Professor Segurança, convidam a comunidade ilheense para contribuir com a nossa cultura, de modo que a capoeira seja preservada, fortalecida e difundida a mais pessoas, rumo ao trabalho de responsabilidade social.
Em Ilhéus, isso pode ser visto através das atividades que Celimar Dias Viana, conhecido como Professor Segurança, tem realizado nos bairros do Hernani Sá com as crianças da APAE, do Pontal, no salão da Paróquia São João Batista e do Teotônio Vilela, na Escola Emília de Brito Correa, lecionando aulas de capoeira para a infância, a juventude e o público adulto, de diversas classes sociais.
Fundado em 12 de maio de 1993, o grupo de Capoeira Barro Vermelho foi criado com o objetivo de resgatar e preservar a capoeira na Bahia e no Brasil, tendo a cultura como elemento fundamental para a identidade e memória de um povo. Isso reflete a capoeira como uma arte, luta e dança tradicionalmente brasileira, que interage na formação de indivíduos, que de forma natural e espontânea atua no fisiológico, cognitivo e emocional, aliando hábitos saudáveis e benefícios por parte de quem pratica o esporte, ou seja, contribuindo diretamente para o desenvolvimento humano.
O grupo Barro Vermelho apresenta a capoeira visando o crescimento e a difusão do esporte através de manifestações culturais - como também o Samba de Roda, Maculelê e a Puxada-de-Rede - para que a credibilidade e o reconhecimento dessa arte se afirmem para os diversos segmentos da sociedade. Entendemos que a participação social colabora decisivamente para a difusão da cultura, contribuindo para a socialização da mesma. Assim, acreditamos que o reconhecimento da capoeira é essencial para a compreensão da nossa cultura, fruto de um referencial histórico de resistência. A abertura de fronteiras no mundo de hoje se dá na construção atual da capoeira pautada nas raízes dos nossos antepassados. Você é nosso convidado a continuar a construção das nossas histórias, no tempo de hoje. Colabore conosco!

Composição do Grupo Barro Vermelho

Mestre Benivaldo à Noruega;
Mestre Lula à Salvador-BA;
Mestre Rasta à Palmas de Malhorca-Espanha;
Mestre Tonhão à Salvador;
Mestre Cabeça à Barcelona-Espanha;
Mestre Carrapicho à Rio de Janeiro-RJ;
Mestre Tatu à Salvador-BA;
Mestre Cascata à Grã Canária-Espanha;
Mestre Leitinho à Espanha;
Contra Mestre Alemão à Salvador-BA;
Contra Mestre China à Maringá-PR;
Contra Mestre Bamba à Estados Unidos;
Contra Mestre Inhaca à Espanha;
Contra Mestre Danielà Salvador-BA;
Contra Mestre Girafaà Salvador-BA;
Contra Mestre Belezaà Salvador-BA;
Contra Mestre Compensadoà Salvador-BA;
Contra Mestre Caboré à Salvador-BA;
Contra Mestre Verdugo à Chapada Diamantina-BA;
Contra Mestre Alf à Espanha;
Professor Batista à Salvador-BA;
Professor Segurança à Ilhéus-BA;
Professor Magu à Rio de Janeiro-RJ;
Professor Shark à Turquia;
Instrutor Agulhão à Rio de Janeiro-RJ;
Formado Jal à Salvador-BA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário