Por Anna Karenina de Oliveira
Registro nº 4085/BA
A Comunicação, do Jornalismo à Publicidade, acopla diversas áreas e reúne vertentes bastante
peculiares em seu pluralístico universo. Apesar de ainda ser desconhecida por
muitos, a assessoria de comunicação existe desde 1906, quando o jornalista
americano Ivy Lee resolveu transformar a imagem do empresário mais odiado dos EUA, o barão Rockfeller,
na opinião pública. O jornalista se dedicou a cuidar da imagem de empresas e
instituições através da divulgação de informações de corporações por meio da
imprensa. As organizações estabeleciam sua comunicação com a sociedade através
de notícias divulgadas jornalisticamente, o que representou, naquela época, a
humanização dos negócios. Ou seja, as relações públicas em linha direta com a
alta administração. Organizadas, as instituições passaram a atuar como fontes e
mediar uma demanda social de informação propagandística como natureza.
No Brasil, as assessorias se espalharam com o Governo JK, em 1964, quando as multinacionais já se estabeleciam junto às Relações Públicas, e as assessorias de imprensa automaticamente se incorporavam no serviço público e iniciativa privada, com o sentimento prévio de zelar pelo valor público da informação.
Especializada em criar notícias, organizar, planejar e executar estratégias criativas de comunicação para instituições, empresas ou pessoas, as assessorias de comunicação atualmente também podem operar com funções de pesquisa, planejamento, diálogo e avaliação com o público a que a organização se destine, para que ambos se adaptem mutuamente. Empresas e instituições também passam a se relacionar com a imprensa de modo que forme positivamente uma imagem de crédito, de acordo com seus interesses perante a opinião pública, através dos meios de comunicação.
Faz-se necessário um profissional da comunicação habilitado para mediar e interligar os interesses institucionais com seu público alvo e também através da imprensa. Para isso, é preciso estabelecer imagem, reputação e instilar confiança aos clientes. A informação organizacional é um meio de alcançar seus objetivos e interesses, por isso se atualiza e se mostra, relacionando-se continuamente com a rede de informações.
A tendência atual, é que cada organização possua um porta voz competente das técnicas de comunicação a contribuir para o mútuo entendimento entre grupos e instituições, como também para manter harmonia entre o público e o privado.
A prestação de serviços no campo da assessoria de comunicação beneficia a sociedade quando o público tem desejos e interesses levados em consideração pelas instituições e, também, quando ajuda a sociedade a tomar decisões e a obter conhecimento específico para seu melhor funcionamento.
No Brasil, as assessorias se espalharam com o Governo JK, em 1964, quando as multinacionais já se estabeleciam junto às Relações Públicas, e as assessorias de imprensa automaticamente se incorporavam no serviço público e iniciativa privada, com o sentimento prévio de zelar pelo valor público da informação.
Especializada em criar notícias, organizar, planejar e executar estratégias criativas de comunicação para instituições, empresas ou pessoas, as assessorias de comunicação atualmente também podem operar com funções de pesquisa, planejamento, diálogo e avaliação com o público a que a organização se destine, para que ambos se adaptem mutuamente. Empresas e instituições também passam a se relacionar com a imprensa de modo que forme positivamente uma imagem de crédito, de acordo com seus interesses perante a opinião pública, através dos meios de comunicação.
Faz-se necessário um profissional da comunicação habilitado para mediar e interligar os interesses institucionais com seu público alvo e também através da imprensa. Para isso, é preciso estabelecer imagem, reputação e instilar confiança aos clientes. A informação organizacional é um meio de alcançar seus objetivos e interesses, por isso se atualiza e se mostra, relacionando-se continuamente com a rede de informações.
A tendência atual, é que cada organização possua um porta voz competente das técnicas de comunicação a contribuir para o mútuo entendimento entre grupos e instituições, como também para manter harmonia entre o público e o privado.
A prestação de serviços no campo da assessoria de comunicação beneficia a sociedade quando o público tem desejos e interesses levados em consideração pelas instituições e, também, quando ajuda a sociedade a tomar decisões e a obter conhecimento específico para seu melhor funcionamento.
Com a internet, essa necessidade de comunicação torna-se
ainda mais intensa e dinâmica: o não lugar permite que essa teia leve
informações de modo mais rápido e com grande poder de alcance.
Em linhas gerais, a comunicação para empresas dá unidade a um
conceito de empresa, harmonizando interesses, evitando a fragmentação do
sistema, promovendo internamente, sinergia negocial e, externamente
comportamentos e atividades favoráveis à organização.
O assessor atualmente deixou de ser apenas um emissor de
releases, despontando, hoje, como um produtor ou mesmo um executivo de
informações, intérprete do macroambiente.
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