sexta-feira, 8 de junho de 2012

ELCLIN


Enxergar: mais do que “ver”, é viver.
Hospital de Olhos Elclin, há 30 anos cuidando de sua visão

180 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), apresentam algum tipo de deficiência visual, e no Brasil, 70% têm baixa visão ou são cegas (IBGE). As causas mais comuns de limitação da visão são catarata, glaucoma, retinoplastia diabética, trauma ocular, e 50% das causas são por conta dos defeitos refrativos: miopia (não enxerga de longe), hipermetropia (não enxerga de perto) e astigmatismo (não enxerga nem longe e nem perto). Felizmente a tecnologia em tratamentos e curas na oftalmologia traz muitos ganhos, com diferentes intervenções cirúrgicas. A cirurgia a laser é um seguro e personalizado procedimento, eficaz para corrigir com precisão esses defeitos refrativos sem cortes e com rápida recuperação.
E no que se diz em avanço e pioneirismo, a Clínica Elclin se destaca como um dos principais centros oftalmológicos da Bahia, sendo a pioneira com a cirurgia a laser. Dr. Eusinio Lavigne e Dra. Dilma Fernandes, à frente do Hospital de Olhos, compõem uma equipe de excelentes médicos, altamente qualificados e preparados para atender com excelência e realizar cirurgias de vários portes. Há mais de 30 anos em Ilhéus, a Elclin preza pela qualidade de atendimento, e com estrutura diferenciada para cadeirantes, amplos consultórios, equipamentos de alta tecnologia, salas de exames e um centro cirúrgico de ponta, atende toda a macrorregião com todos os planos de saúde, na busca de oferecer ao seu paciente conforto e o que há de melhor em assistência humanizada.
Para quem não sabe, a catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo, surgindo devido à opacificação gradual da lente do olho, chamado ‘cristalino’. O envelhecimento do cristalino geralmente começa a partir dos 65 anos de idade, o que gera bastante desconforto visual. Na cirurgia de catarata, o paciente recebe alta no mesmo dia, retornando para casa com visão plena. Via ultra-som, a cirurgia não dói, e substitui a lente natural envelhecida do olho por outra artificial, com micro-incisão de apenas 1.8 mm, enquanto em outras clínicas esse corte chega a 2.8 mm. O Glaucoma por sua vez, é considerado o ‘ladrão’ da visão, sendo uma doença crônica, genética e pode atingir pessoas com idade superior a 40 anos, como diabéticos, afrodescentes e que fizeram uso de esteróides ou cortisona por muito tempo. Porém, tratamentos a base de colírios podem controlar, ou intervenções a laser e cirúrgicas são recorridas em casos mais urgentes. “É importante que o paciente siga todas as recomendações médicas para que sua visão não corra riscos no futuro, mesmo que aparente um quadro de visão excelente, muitos cuidados são necessários após qualquer cirurgia”, alerta a administradora Luzânia Borges.
O Hospital de Olhos Elclin também oferece tratamento de presbiopia. A anomalia aparece geralmente após os 40 anos, quando a pessoa começa a apresentar dificuldades para enxergar de perto, é conhecida como “vista cansada”. Daí a importância de consultar regularmente o seu oftalmologista. Diagnosticar com antecipação é fundamental para um tratamento adequado, sem que sua visão esteja altamente comprometida. Prevenir o aparecimento de doenças da visão é importante, principalmente nas crianças, que devem ser submetidas ao teste de acuidade visual na fase de escolarização. É nesse sentido que a Elclin desde já se preocupa no atendimento infantil, através do Hospital Pediátrico com tratamentos específicos para crianças.
Conhecida internacionalmente, não é à toa que o Hospital de Olhos Elclin é reconhecido dentro e fora do Brasil. Tendo operado celebridades, como o ex-capitão da seleção Italiana de futebol (1982), Cláudio Gentile, bem como estrangeiros (americanos e europeus), personalidades de renomes, como promotores, juízes, médicos e celebridades regionais, Dr. Eusínio Lavigne sempre investe na atualização de sua equipe médica, através de cursos e congressos para aprimorar cada vez mais a prática da medicina. “É um Hospital de diagnóstico, realizamos todos os exames oftalmológicos. Com uma equipe médica de dez especialistas capacitados, a Elclin reúne 40 funcionários diretos e 20 indiretos, para atender com a qualidade e respeito que nossos pacientes merecem”, define a administradora Luzânia Borges.

Equipe Médica

Dr. Eusinio Lavigne, Diretor, especialista em Cirurgia Refrativa e Cirurgia de Catarata com Micro-incisão.
Dra. Dilma Fernandes, Diretora, atendimento infantil e terceira idade, exames pré-operatórios.
Dr. Eduardo Beródia, Cirurgião Oftalmológico especialista em Cirurgia Refrativa e Cirurgia de Catarata
Dr. Carlos Argolo, atendimento a pessoas da melhor idade e exames pré-operatórios
Dra. Flaviane Espírito Santo atendimento infantil e terceira idade, exames pré-operatórios
Dr. Raimundo Pina, atendimento  SUS
Dra. Ianina Torres, atendimento  SUS
Dra. Angêlica Sampaio,  especialista em Cirurgia Refrativa e Córnea (UNIFESP)
Dr. Pacheco, Cirurgião plástico de pálpebra
Dr. Renato, fisioterapeuta ocular
Dr. Paulo Medauar, anestesista, título superior de anestesia (TSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário