sexta-feira, 8 de junho de 2012

Um novo conceito em educação: Colégio Ideal


Quando se pensa em didática, a imagem que se forma é a de um professor em sala de aula ministrando conteúdos “goela a baixo” para a classe. Com a modernidade, a Educação evidencia uma nova forma de ensino-aprendizagem, diferente dos métodos tradicionais. Há quatro anos, através do método Sócio-Interacionista sugerido pela Rede Pitágoras, o Colégio Ideal, com uma qualificada equipe de 35 professores, Serviço de Orientação Pedagógica/Psicológica e Coordenadoras comprometidas, atende do Maternal ao Ensino Médio, sob a gestão da Diretora e Professora Eliana Lang, que apresenta a Ilhéus um novo conceito de Educação: Escola-Empresa.
Há mais de 23 anos como educadora, a empresária Eliana Lang aplicou com irreverência seus conhecimentos em Gestão quando fundou o Colégio, desde a estrutura, organização e política de funcionamento do mesmo. O próprio slogan já mostra sua diretriz, “preparando empreendedores de valor”. Com um crescimento anual geral de 60% em números de alunos, tem como carro chefe a Educação Infantil (250%) e, já prevê nas matrículas antecipadas um crescimento de 120% em 2011.  Esse ritmo de desenvolvimento mostra o êxito da escola, que deve ser reestruturada nos próximos anos.
Valores como Respeito, Parceria, Responsabilidade e Criatividade são marcas de nascença do Colégio Ideal, desde fevereiro de 2007. Segundo a empresária, o foco é preparar o aluno e todos em sua volta para uma visão empreendedora. “Não focamos em vestibulandos reprodutores de conteúdo, e sim em empreendedores de aprendizagem. Logo, o resultado do vestibular é uma consequência e não um fim. Esse processo não adiantará se o aluno, futuramente, não souber utilizar certas ferramentas, fato que ocorre com muitos depois que concluem a faculdade”, explica a empresária.

O método
A metodologia Sócio-Interacionista mostra que o professor de ontem, deve ser o mediador de hoje, ou seja, “não é mais dando aula, é partilhando aula”, explica Eliana Lang. O conteúdo é socializado. O aluno constrói seu aprendizado ampliando sua cosmovisão integrada e inteirada ao grupo. Nesse método, o professor extrai o que os alunos sabem sobre o tema, conduz uma discussão, insere complementos e interage preenchendo as lacunas. A partir daí, o assunto pode ser sistematizado e padronizado com a revisão dos principais elementos. Para a diretora, o Sócio- Interacionismo não descarta antigas possibilidades, apenas as amplia.

3ª Série Ensino Médio 
Com seis aulas diárias, os alunos do Colégio Ideal da 3ª Série do Ensino Médio, também participam de simulados e provas de concorrências realizadas dentro da metodologia proposta, e tem sido aprovados em universidades como a UESC, UFBA e outras renomadas instituições do 3º grau. Com a avaliação das habilidades e competências do aluno em situações-problema no vestibular, “o sócio-interacionismo contribui para que o aluno amplie suas capacidades no processo de argumentação, associação e desenvolvimento crítico”, defende a empresária.

PERFIL
Graduada em Letras pela UESC (1999), a empresária Eliana Lang também é Especialista na área de Língua Estrangeira (TOEFL e IELTS) e Pós- Graduada em Gestão Empresarial e Marketing (FASB), tendo reconhecimento efetivo no Prêmio Realce Empresarial SEBRAE (2006), ferramentas que a impulsionaram para assumir este empreendimento, ampliando e mediando um novo conceito de escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário