quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ensinar... Uma porta para o conhecimento


O processo de ensino-aprendizagem visa compreender e assimilar o conteúdo das matérias, e se caracteriza pela transformação intelectual do aprendiz, de modo que crie possibilidades de autonomia, ou seja, o aluno demonstre sua habilidade e competência.
Dessa forma, lecionar sempre foi uma paixão para a jovem empreendedora, Adriana Oliveira, de 28 anos. Há mais de dez anos, Drica, como é conhecida, ministra aulas de português e literatura com desenvoltura. A frente do reforço escolar, Serviço de Orientação Pedagógica (S.O.P.) para estudantes (primário ao ensino médio) Drica e sua equipe coordena aulas semanais, onde o que não falta é conteúdo e uma dose de bom humor. Além disso, a professora Adriana Oliveira é sócia e coordenadora do cursinho pré-vestibular Gênios, onde também dá aulas. Cuidadosa e perfeccionista, procura exercer sua profissão de forma séria para oferecer um ensino de qualidade e respeito a seus alunos.
O hábito da leitura e a disciplina são qualidades inerentes que Drica possui e que, com simplicidade, carisma e dedicação, acompanha seus alunos para que eles tenham uma jornada escolar de êxito.

Perfil
Conquistense, Adriana Oliveira é formada em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, pós-graduada em Metodologia do Ensino, e atualmente se especializa em Gestão do Conhecimento pela Inovação e Empreendedorismo, na UESB. O compromisso e o estudo ganham destaque em todos os projetos que Adriana participa. Apesar de ser uma Jornalista nata, a mesma afirma que a paixão pela sala de aula fala mais alto.

Uma questão de saber
Autores acreditam que o ensino se estruture no ensaio e no erro, na investigação da pesquisa e solução de problemas por parte dos alunos. Aprender memorizando definições prontas não é eficiente, pois a aprendizagem só se realiza quando o professor elabora o seu conhecimento para que a aprendizagem verdadeira se dê no exercício operacional da inteligência.
O prazer pelo estudo não é uma atividade que surge naturalmente nas crianças, pois não é uma tarefa que realizam com satisfação, que às vezes, é tida como obrigação. Assim, o professor deve estimular que a curiosidade dos alunos desperte para que, com enorme responsabilidade, acompanhe suas ações no desenvolver das atividades, facilite e seja mediador da construção ativa do conhecimento.


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