O processo de ensino-aprendizagem
visa compreender e assimilar o conteúdo das matérias, e se caracteriza pela
transformação intelectual do aprendiz, de modo que crie possibilidades de autonomia,
ou seja, o aluno demonstre sua habilidade e competência.
Dessa forma, lecionar sempre foi
uma paixão para a jovem empreendedora, Adriana Oliveira, de 28 anos. Há mais de
dez anos, Drica, como é conhecida, ministra aulas de português e literatura com
desenvoltura. A frente do reforço escolar, Serviço de Orientação Pedagógica
(S.O.P.) para estudantes (primário ao ensino médio) Drica e sua equipe coordena
aulas semanais, onde o que não falta é conteúdo e uma dose de bom humor. Além
disso, a professora Adriana Oliveira é sócia e coordenadora do cursinho
pré-vestibular Gênios, onde também dá aulas. Cuidadosa e perfeccionista,
procura exercer sua profissão de forma séria para oferecer um ensino de
qualidade e respeito a seus alunos.
O hábito da leitura e a
disciplina são qualidades inerentes que Drica possui e que, com simplicidade,
carisma e dedicação, acompanha seus alunos para que eles tenham uma jornada
escolar de êxito.
Perfil
Conquistense,
Adriana Oliveira é formada em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia, pós-graduada em Metodologia do Ensino, e
atualmente se especializa em Gestão do Conhecimento pela Inovação e
Empreendedorismo, na UESB. O compromisso e o estudo ganham destaque em todos os
projetos que Adriana participa. Apesar de ser uma Jornalista nata, a mesma
afirma que a paixão pela sala de aula fala mais alto.
Uma questão de saber
Autores
acreditam que o ensino se estruture no ensaio e no erro, na investigação da
pesquisa e solução de problemas por parte dos alunos. Aprender memorizando
definições prontas não é eficiente, pois a aprendizagem só se realiza quando o
professor elabora o seu conhecimento para que a aprendizagem verdadeira se dê
no exercício operacional da inteligência.
O prazer pelo estudo não é
uma atividade que surge naturalmente nas crianças, pois não é uma tarefa que
realizam com satisfação, que às vezes, é tida como obrigação. Assim, o
professor deve estimular que a curiosidade dos alunos desperte para que, com
enorme responsabilidade, acompanhe suas ações no desenvolver das atividades,
facilite e seja mediador da construção ativa do conhecimento.
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