sexta-feira, 8 de junho de 2012

Obras ampliam estrutura da UESB


Depois de sete meses aprovadas, as obras na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia saem do papel orçamentário e viram realidade

Iniciadas em 22 de julho, as obras na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que abrangem os três campi, Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, podem sofrer atrasos e se estender até o final deste ano. “A obra não está avançada e talvez não consigamos concluir no calendário previsto”, explica a Assessora de Obras e Projetos da Universidade, Eluzilândia Teixeira. Os recursos são provenientes do Ministério da Educação (MEC) e, também, por parte do Governo do Estado.
De acordo com informações do Reitor da Universidade, Abel Rebouças, e da Assessora de Obras, o orçamento foi aprovado no final do ano passado, mas as verbas não foram liberadas de imediato pelo Governo do Estado para que as obras começassem desde o início do ano, como deveriam acontecer. “Infelizmente em função de uma crise que abalou a economia da Bahia, e que o Governo acabou repassando para as universidades, ficamos impedidos de iniciar essas obras em Janeiro, no período de recesso”, lamentou o Reitor.
A primeira fase de obras, já iniciada, resulta de recursos diretos do MEC, e é voltada para a implantação da pavimentação asfáltica, devendo ser concluída até o final desse mês. Segundo o Reitor da Universidade, Abel Rebouças, “essas obras que tiveram captação de recursos fora do orçamento da universidade, avançaram”. As construções e reformas que dependiam da verba do Governo do Estado, foram liberadas recentemente e só agora puderam ser reiniciadas. No entanto, ainda não são suficientes para complementar o orçamento. “Temos pelo menos 10 obras em andamento até o final deste ano”, salienta o Reitor, e acrescenta, “estamos buscando outros recursos junto a outros ministérios, a bancos e outras instituições”.
A segunda fase já em andamento, consiste na construção de sarjetas (guias para águas de chuvas), e deverá ser concluída também até o fim do ano, de acordo com a Assessora de Obras, Eluzilândia Teixeira.
Além da pavimentação asfáltica e a construção das sarjetas, os três campi passarão por reformas e ampliações. No campus de Vitória da Conquista, será feita a segunda etapa da Residência Universitária, a construção do módulo do curso de Engenharia Florestal, do módulo de salas de aula, fábrica de doces e biscoitos (recursos via emendas parlamentares por meio de projeto) e também a pintura nos prédios acadêmicos. No campus de Jequié, será construído o restaurante universitário, a sala de esterilização do curso de Odontologia e pequenas reformas nos laboratórios. Já na Uesb de Itapetinga, os cursos de Engenharia Ambiental e Química, ganharão um novo módulo acadêmico, além da conclusão do módulo do Cedetec.
Alguns estudantes têm se queixado quanto ao acesso aos ônibus dentro da universidade - principalmente em períodos de chuvas -, e em conciliar as aulas com as obras. Para a estudante do VIII semestre de Direito, Ana Carolina Sanches, “ficou desorganizado o período da reforma, que coincidiu com o início das aulas, isso atrapalha um pouco”. No entanto, Carolina reconhece os benefícios que a universidade receberá com as obras.
A Assessora de Obras e Projetos, Eluzilândia Teixeira, informou que 70% dos ônibus estão tendo acesso à universidade, fazendo o trajeto de ida e volta dentro do campus na via principal, com estacionamento próximo aos módulos 1 e 2. Os demais ônibus, ficam na parte externa da universidade até que as obras sejam concluídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário