Trabalhos & Pesquisa

O trabalho de conclusão de curso, "No Alto, um duplo Sertão Baiano", compõe um produto de Comunicação configurado em uma grande reportagem no estilo de Jornalismo Literário - narrativa jornalística que usa técnicas da linguagem literária para contar fatos da realidade, disposto no ciberespaço.
 A pesquisa foi pautada em estudos antropológicos e historiográficos sobre comunidades quilombolas e de descendentes portugueses, formações originárias de Rio de Contas - BA, situada ao Sul da Chapada Diamantina. Os quilombos Barra do Brumado e Bananal, e a comunidade de descendentes portugueses, Mato Grosso, pertencem ao processo histórico colonial, e, até quando foi feito o trabalho (2010), não se miscigenaram entre si, residindo uma e outra a apenas 8 km de distância, em Rio de Contas - BA. Com base nisso, foi traçada a abordagem da reportagem jornalística, abrindo-se para as possibilidades de expressões culturais mais manifestas nesse contexto.
 A relação estabelecida com as pessoas das comunidades foi o que norteou a expressão narrativa do trabalho, que conheceu as estruturas socioculturais na missão jornalística de pesquisar a história, observar a cultura, e os signos ali atuantes.
 Além da pesquisa bibliográfica dos estudos de comunicação, antropológicos, historiográficos, foram utilizadas entrevistas face a face via a técnica de História Oral. A formação originária de Rio de Contas pôde ser compreendida diretamente através da hospitalidade dos quilombolas, numa troca positiva de interações na comunicação interpessoal.
 O produto compõe 6 capítulos, totalizando 24 laudas, incluídos os hiperlinks, disposto em formato blog. Acesse: http://altosertaobaiano.blogspot.com/

Em 2012, Anna Karenina Vieira iniciou uma nova proposta de pesquisa nas comunidades quilombolas citadas, de Rio de Contas, onde têm aprofundado os estudos sobre a cultura popular empreendida nesses grupos, como a Festa do padroeiro, São Sebastião, Samba de Roda, Reisado, Bendengó, festas tradicionais como despedida de solteiro e casamento, sobre os descendentes do quilombo Riacho das Pedras que foi inundado na década de 80 e sobre a cultura que as gerações atuais vêm assimilando. A pesquisa já está na fase da reunião dos dados para a produção narrativa do jornalismo literário.


Ir para:

Perfil
Experiência Profissional
Linhas de Trabalho
Princípios, Valores e Ações
Comunicação
Jornalismo
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário