Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação. Afinal, pra quê?

A Comunicação, do Jornalismo à Publicidade, acopla diversas áreas e reúne vertentes bastante peculiares em seu pluralístico universo. Apesar de ainda ser desconhecida por muitos, a assessoria de comunicação existe desde 1906, quando o jornalista americano Ivy Lee resolveu transformar a imagem do empresário mais odiado dos EUA, o barão Rockfeller, na opinião pública. O jornalista se dedicou a cuidar da imagem de empresas e instituições através da divulgação de informações de corporações por meio da imprensa. As organizações estabeleciam sua comunicação com a sociedade através de notícias divulgadas jornalisticamente, o que representou, naquela época, a humanização dos negócios. Ou seja, as relações públicas em linha direta com a alta administração. Organizadas, as instituições passaram a atuar como fontes e mediar uma demanda social de informação propagandística como natureza.

No Brasil, as assessorias se espalharam com o Governo JK, em 1964, quando as multinacionais já se estabeleciam junto às Relações Públicas, e as assessorias de imprensa automaticamente se incorporavam no serviço público e iniciativa privada, com o sentimento prévio de zelar pelo valor público da informação.

Especializada em criar notícias, organizar, planejar e executar estratégias criativas de comunicação para instituições, empresas ou pessoas, as assessorias de comunicação atualmente também podem operar com funções de pesquisa, planejamento, diálogo e avaliação com o público a que a organização se destine, para que ambos se adaptem mutuamente. Empresas e instituições também passam a se relacionar com a imprensa de modo que forme positivamente uma imagem de crédito, de acordo com seus interesses perante a opinião pública, através dos meios de comunicação.

Faz-se necessário profissionais da comunicação habilitados para mediar e interligar os interesses institucionais com seu público alvo e também através da imprensa. Para isso, é preciso estabelecer imagem, reputação e instilar confiança aos clientes. A informação organizacional é um meio de alcançar seus objetivos e interesses, por isso se atualiza e se mostra, relacionando-se continuamente com a rede de informações.


A tendência antiga e que continua cada vez mais atual, é que cada organização possua um porta voz competente das técnicas de comunicação a contribuir para o mútuo entendimento entre grupos e instituições, como também para manter harmonia entre o público e o privado.

A prestação de serviços no campo da assessoria de comunicação beneficia a sociedade quando o público tem desejos e interesses levados em consideração pelas instituições e, também, quando ajuda a sociedade a tomar decisões e a obter conhecimento específico para seu melhor funcionamento.


Com a internet, essa necessidade de comunicação torna-se ainda mais intensa e dinâmica: o não lugar permite que essa teia leve informações de modo mais rápido e com grande poder de alcance.

Em linhas gerais, a comunicação para empresas dá unidade a um conceito de empresa, harmonizando interesses, evitando a fragmentação do sistema, promovendo internamente, sinergia negocial e, externamente comportamentos e atividades favoráveis à organização.

O assessor atualmente deixou de ser apenas um emissor de releases, despontando, hoje, como um produtor ou mesmo um executivo de informações, intérprete do macroambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário