terça-feira, 5 de junho de 2012

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA NEGRA RAIZ


BRIEFING
A Associação Cultural de Capoeira Negra Raiz contratou a assessoria de comunicação para a elaboração de uma carta de apresentação a ser entregue a entidades visando a captação de recursos para o evento do órgão e um release de divulgação.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA NEGRA RAIZ
Ilhéus/BA
Carta de Apresentação
Prezado Sr.,

O grupo de Capoeira Negra Raiz realizará em Ilhéus o seu 8º Batizado e Encontro, o Ginga Ilhéus, nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2012. Na sede do grupo, situada no Colégio Caic, em Ilhéus, mini cursos, oficinas, palestras e rodas acontecerão visando fomentar a cultura popular, as tradições e a hierarquia da capoeira. Estima-se um total de 300 alunos participantes, entre crianças, jovens e adultos. O evento vai abranger um público de diversos municípios como Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Brumado, Valença, Boipeba, Cairu, dentre outros. Nesta solenidade de batizado e encontro, Mestres, Contra Mestres, Professores e alunos de capoeira da Bahia estarão presentes.
De acordo com o professor, fundador e presidente da Associação Cultural de Capoeira Negra Raiz, Rafael Gomes, “é fundamental promover e apoiar eventos como esse, em que a cultura baiana pode ser compreendida pelo público e principalmente absorvida e empreendida pelos praticantes. Sem dúvidas, a capoeira é um grande instrumento de transformação social, em que crianças e jovens sujeitos à vulnerabilidade social podem ser resgatados por essa arte e receber um rico legado de valores e formação humana”.
A linhagem do grupo Negra Raiz, surge por meio do representante e mestre Zé Pequeno, de Santo Antônio de Jesus, através do grupo por ele fundado em 1992, a Associação de Capoeira Axé Bahia. O Axé Bahia está presente em 22 municípios, 4 estados e 3 países. Sua raiz provém do Mestre Bimba, Mestre Aristides e Mestre Gabriel até chegar ao Mestre Zé Pequeno, que de sua terra natal, trouxe o grupo para Ilhéus em 2002. Então o professor Rafael Gomes, aluno do Axé Bahia, fundou em 5 de março de 2004 o Grupo Negra Raiz, dando continuidade à linhagem. Hoje o Negra Raiz possui 4 graduados, 6 Estagiários, 8 instrutores e 3 alunos formados. Sempre trabalhando com elementos folclóricos da capoeira, o Negra Raiz apresenta a arte visando o crescimento e a difusão da capoeira através de manifestações culturais, como o Samba de Roda, Maculelê, a Puxada-de-Rede e o instrumental, além dos fundamentos e rituais próprios da cultura, para que a credibilidade e o reconhecimento disso tudo se afirmem para os diversos segmentos da sociedade.
Engajado socialmente e conhecedor da capoeira, há oito anos o professor Rafael Gomes, no segundo grau de formação no esporte, leciona a capoeira. Também é Conselheiro de Cultura em Ilhéus, faz parte do Grupo de Estudos da Capoeira (GEC) e desenvolve através da Associação diversos projetos sociais, como o Ginga na Escola, com núcleos em Sambaituba, Urucutuca, Jardim Savóia, assim como em outros municípios, como Itapitanga, Coaraci, Itamontina, Cafundó, em outros estados, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Além desse, atua também através do Projeto Sociocultural Janela da Arte, Ponto de Cultura do Estado da Bahia, Projeto FAZ (Fé, Alegria e Inclusão Social), Projeto Criança Esperança e o Programa Mais Educação.
Na sede do Grupo atualmente têm 35 alunos cadastrados e o Grupo Negra Raiz em todo seu corpo soma um total de 250 capoeiristas. O apoio e trabalho da Vice-presidente da Associação do Grupo, a Estagiária Fernanda de Souza, também é peça fundamental para a entidade, na medida em que acompanha e instrui os alunos, somando forças nesse trabalho social.
A Associação de Capoeira Negra Raiz convida a comunidade ilheense para contribuir com a sua cultura, de modo que a capoeira seja preservada, fortalecida e difundida a mais pessoas, dando continuidade a esse trabalho de responsabilidade social. Entendemos que a participação colabora decisivamente para a difusão da cultura, contribuindo para a socialização da mesma. Assim, acreditamos que o reconhecimento da capoeira é essencial para a compreensão de nossas raízes, fruto de um referencial histórico de resistência. A abertura de fronteiras no mundo de hoje se dá na construção atual da capoeira pautada no legado dos nossos antepassados. Você é nosso convidado a continuar a construção das nossas histórias, no tempo de hoje. Colabore conosco e seja nosso parceiro nesse evento e no Projeto Sociocuoltural Ginga na Escola.

Grupo Negra Raiz de Capoeira realiza encontro e batizado de Capoeira em Ilhéus neste final de semana
Por Anna Karenina . 4085/BA
É neste final de semana, próximo sábado e domingo, 14 e 15 de julho, que a Associação Cultural de Capoeira Negra Raiz realiza e convida a comunidade para o seu 8º Batizado e Encontro, o Ginga Ilhéus, no bairro Hernani Sá, Ilhéus-BA. Na sede do grupo, situada no Colégio Caic, mini cursos, oficinas, palestras e rodas acontecerão visando fomentar a cultura popular, as tradições e a hierarquia da capoeira. Estima-se um total de 300 alunos participantes, entre crianças, jovens e adultos. Nesta solenidade grandes mestres, contra mestres, professores e alunos de capoeira da Bahia estarão presentes. O evento vai abranger um público de diversos municípios como Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Brumado, Valença, Boipeba, Cairu, dentre outros.
Na sede do Grupo atualmente têm 35 alunos cadastrados, e o Grupo Negra Raiz em todo seu corpo soma um total de 250 capoeiristas. Hoje o Negra Raiz possui 4 graduados, 6 Estagiários, 8 instrutores e 3 alunos formados. Sempre trabalhando com elementos folclóricos da capoeira, o Negra Raiz apresenta a arte visando o crescimento e a difusão da capoeira através de manifestações culturais, como o Samba de Roda, Maculelê, a Puxada-de-Rede e o instrumental, além dos fundamentos e rituais próprios da cultura, para que a credibilidade e o reconhecimento disso se afirmem para os diversos segmentos da sociedade.
De acordo com o professor, fundador e presidente do grupo, Rafael Gomes, “é fundamental promover eventos como esse, em que a cultura baiana pode ser compreendida pelo público e principalmente absorvida e empreendida pelos praticantes. Sem dúvidas, a capoeira é um grande instrumento de transformação social, em que crianças e jovens sujeitos à vulnerabilidade social podem ser resgatados por essa arte e receber um rico legado de valores e formação humana”. Com o projeto Ginga na Escola, através do grupo Negra Raiz, o professor também atua com núcleos em Sambaituba, Urucutuca, Jardim Savóia, assim como em outros municípios, como Itapitanga, Coaraci, Itamontina, Cafundó, estando o projeto presente em outros estados, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
A linhagem do grupo Negra Raiz, surge por meio do representante e mestre Zé Pequeno, de Santo Antônio de Jesus, através do grupo por ele fundado em 1992, a Associação de Capoeira Axé Bahia. O Axé Bahia está presente em 22 municípios, 4 estados e 3 países. Sua raiz provém do Mestre Bimba, Mestre Aristides e Mestre Gabriel até chegar ao Mestre Zé Pequeno, que de sua terra natal, trouxe o grupo para Ilhéus em 2002. O professor Rafael Gomes, aluno do Axé Bahia, fundou em 5 de março de 2004 o Grupo Negra Raiz, dando continuidade à linhagem.

Jovens Multiplicadores de Cultura

Recentemente aluno do grupo Negra Raiz, o jovem Allison, foi contemplado no programa “Jovens Multiplicadores”, do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, para lecionar aulas de capoeira na Escola Santa Ângela, em Ilhéus. Essa é mais uma promoção de cidadania do grupo Negra Raiz com vistoria do Instituto Sul Baiano de Arte-Educação de Ilhéus (IBARTE), que através da capoeira vêm promovendo ações em prol da cultura e inclusão social na cidade. 
Acesse: http://www.negraraizcapoeira.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário