sexta-feira, 8 de junho de 2012

Folha da Praia


Folha da Praia: 20 anos...
...uma história de conquistas e sucesso


Quando decidiu criar a Folha da Praia na década de 90, o empresário jornalista Roberto Santana jamais poderia imaginar que de um jornal, o periódico se tornasse o que é hoje: “uma revista que faz parte da história de Ilhéus, com 132 edições”, define.
A idéia inicial se concretizou na criação de um tablóide especializado na editoria de turismo, sendo distribuídos cinco mil exemplares gratuitamente em Ilhéus e região. “O jornal era preto e branco, com papel de livro, de alta alvura, e o sucesso foi tão grande que ampliamos a cobertura para as variedades”, relembra Santana, pois outros temas ganharam importância no cenário social da época. No entanto, ele percebeu a pequena durabilidade do jornal. Foi quando “meu amigo da Gráfica Mesquita me incentivou, ‘rapaz porque você não faz uma revista, que dura mais? ’”.
Por quatro anos o impresso conseguiu se sustentar, e em 1994 transformou-se em uma nova revista na região, com capa colorida. Entre capas e contracapas de cor, “Caderno da Mulher em Destaque” com papel rosa, e a cada novo lançamento, as novas tecnologias foram tomando conta dos veículos impressos, com a qualidade e modernização da imagem. O que um dia foi metade em preto e branco e outra metade colorida, hoje o que não falta na Folha da Praia é cor em todas as suas páginas.
Editorias de turismo, à sociedade, economia, cidade, esportes... A Folha da Praia comemora em 2011 o ano nº 20, com distribuição de dez mil exemplares a cada nova edição. “Tenho clientes desde a edição número zero. Ninguém seria doido de investir numa coisa que não dá certo. É preciso levar a sério, respeitar o público, o cliente, e procurar sempre inovar, acompanho a evolução”, afirma Santana. Para ele, o veículo representa um grande ganho na comunicação, difundindo cultura para toda a camada social.

Perfil
Roberto Santana começou sua carreira cedo, antes da graduação, em 1974, como radialista. Assumiu a redação de muitos jornais, como o Diário da Tarde, em Ilhéus e o Diário de Itabuna. Em seguida, formou-se em Jornalismo no ano de 1980, pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, onde trabalhou na Block Editores, com a Revista Fatos & Fotos. Em Salvador atuou na Manchete, Jornal da Bahia, Tarde da Bahia, quando retornou para a região e passou por muitos jornais. Assumiu a assessoria de imprensa da Coopercacau Central por 15 anos, quando rm 1990 resolveu fundar a Folha da Praia.

Um comentário: