terça-feira, 5 de junho de 2012

APAE


BRIEFING: A APAE contratou a assessoria de comunicação para a elaboração de conteúdo jornalístico sobre o evento que será promovido para divulgar na imprensa local.

VIII Olimpíada da APAE será em Ilhéus

Ilhéus sediará um grande evento esportivo da Federação Estadual das APAES da Bahia, e reunirá mais de 300 atletas de 15 municípios.


De 14 a 17 de junho de 2012, acontecerá a VIII Olimpíada das APAES do Estado da Bahia, sediada no município de Ilhéus, pela APAE de Ilhéus. O evento conta com o apoio e braços dados de representações da sociedade ilheense, mobilizadas para esse acontecimento de grande relevância esportiva e social. O evento vai receber cerca de 300 atletas para seletiva da   XX Olímpiada Nacional das Apaes, que será realizada em Maringá–PR, de 5 a 10 de novembro.

A Olimpíada se iniciará com o desfile, às 18 horas, da Praça Castro Alves ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, onde acontecerá a abertura oficial do evento, tendo como Mestre de Cerimônia Dr. Josevandro Nascimento, apresentação do Hino Nacional com Chica de Cidra e Dante Valadares, além das apresentações de dança dos alunos da APAE, com a Profa. Vitória Penalva e dos cantores ilheenses Keketa e Anne de Cidra.
Entreas modalidades de participação, incluem-se o atletismo, capoeira, futebol, judô, handebol, natação, futsal.  De promoção à cidadania e inclusão, a Olimpíada tem por objetivo a participação, integração e desenvolvimento esportivo dos alunos. No evento 15 delegações das APAES de municípios baianos estarão presentes, como as delegações de Camaçari, Canavieiras, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, Valente e Vitória da Conquista.
Os organizadores do evento, Presidente da Federação Estadual das APAES da Bahia, Derval Freire, a Presidente da APAE de Ilhéus, Socorro Pastor, o Coordenador de Esportes da Federação das APAES da Bahia, Sílvio Roberto Santos, o Coordenador Técnico da APAE de Feira de Santana, Deraldo Azevedo, representantes do poder público municipal, de Faculdades e Universidades de Ilhéus e a parceira e Consultora das APAES Maraísa Pereira, estiveram reunidos nas semanas passadas, para definir os últimos detalhes para esta realização.
Para a Presidente da APAE de Ilhéus e também organizadora da Olimpíada, Socorro Pastor, “Ilhéus mostra que a inclusão pode sair do papel e se tornar uma realidade, porque temos no esporte a grande força para a inclusão. É preciso que nos unamos para fazer valer os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Sem dúvidas, o fato de Ilhéus sediar a VIII Olimpíada das APAES do Estado da Bahia, é de suma importância, porque a sociedade ilheense é quem está como parceira nessa promoção de cidadania e respeito à diversidade, juntamente com o movimento APAEANO”.

Muitas representações da sociedade civil estão mobilizadas para promover esta realização. A Federação Estadual das APAES da Bahia e a Presidência da APAE de Ilhéus agradecem aos apoiadores:
Coordenação do Projeto Paraolimpíco da UESC, professora Dra. Joslei; SESI, Nelson Simões, grande parceiro da APAE, pessoa que conseguiu o patrocínio da SUDESB; M21, nas pessoas de Marco Lessa e Diana Sodré, responsáveis pela publicidade da VIII Olimpíada e criação da logomarca; ao amigo e parceiro, Mestre de Cerimonia da APAE de Ilhéus, Dr. Josevandro Nascimento; Rotary Jorge Amado, na pessoa da Presidente Rita; Maçonaria Vigilância e Resistência, na pessoa do Venerável Ivanilton Lima; a Conselheira Lolô Mendonça; aoamigo Conselheiro Dr. Luís Carlos Santos; ao amigo Jorge Carillo; a Fanfarra do Colégio Paulo Américo; a Polícia Militar, muito especialmente ao Major Perdiz e Capitão Vasco; aos funcionários da APAE de Ilhéus; a Secretária de Educação do Município, Profa. Lidiney; CICON Construtora, na pessoa de Roque Lemos, parceiro de todas as horas; a jornalista Anna Karenina na Assessoria de Comunicação; a meu amigo irmão Diretor Financeiro da APAE, Dr. Cláudio Nepomuceno; ao Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, Sr. Robson Vidal; ao Instituto N. Sra. da Piedade, na pessoa da Reverendíssima Irmã Georgina; ao médico, amigo e Conselheiro da APAE de Ilhéus, Antônio Carlos Rabat; a amiga irmã Chica de Cidra; aos amigos Keketa e Dante Valadares; a minha afilhada Anne de Cidra; a Gil Lucas; a Nina Flor, na pessoa de Fifa; a Menezes e Filho, na pessoa do meu amigo Libério Menezes Filho; a BACK DOOR, na pessoa de Ademar Argolo; ao Clube Social de Ilhéus, na pessoa de Albertinho Pessoa; a meu parceiro sempre presente Serginho Mendes; a Tony e Elaine do Buffet Júbilo; ao  amigo Alberto Kruschewsky, Superintendente de Esportes do Município de Ilhéus; ao grupo de Capoeira Negra Raiz, na pessoa do Professor Rafael Gomes;  a Rodrigo Paiva, sempre parceiro, da BLOCOLAR; a nossa  amiga Gildelina Reis, do Colégio Status; aos jovens engajados na inclusão social dos APAEANOS, Toninho Lavigne, Tárcio Veiga, Lukas Paiva e outros; a imprensa e comunicadores; à DIREC 6, Profa. Ana Maria; à Vidamedi,  Dr. Roland Lavigne; à Menezes e Filho, Libério Menezes Filho,  ao parceiro Serginho Mendes; a  Antônio Cavalcanti, nosso sempre grande parceiro ; a Sérgio Toledo, Marilene, Vanderley Rigathieri grandes parceiros e amigos, da LIVITECH, as mães e alunos da APAE de Ilhéus por acreditarem e darem força para que esta Olimpíada aconteça; ao parceiro inseparável Arivaldo Diamantaras; a todos os voluntários, e ao apoio maior de DEUS, “que nos dá fé, garra, esperança, e a bênção de encontrar pessoas que respeitam a diversidade e o diferente, e que conseguem enxergar que todos temos as nossas limitações. Apesar de todas as dificuldades, encontramos pessoas como as acima nominadas, que nos dão a certeza de que vale a pena acreditar no ser humano, e que quando queremos, podemos “ousar com competência”, destacou Socorro Pastor.
Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças, e uma diferença que não produza desigualdade (Prof. Boaventura Santos).

Expressão de Cidadania APAE: Uma cultura de Inclusão pelo Esporte na VIII Olimpíada



Em 19.06.2012

A VIII Olimpíada das APAES da Bahia, sediadaem Ilhéus nesta ultima semana, foi exemplo de cidadania pela cultura de inclusão ao esporte, através da participação de mais de 300 apaeanos de 16 cidades baianas em várias modalidades.

Por Anna Karenina Vieira - 4085.BA
annakvieira@yahoo.com.br


“Queremos uma igualdade que não reconheça as diferenças, e uma diferença que não reconheça as desigualdades. A diferença pede respeito, tolerância e muito amor. Anormal é quem não percebeu o significado da palavra amar. A diferença pede licença e pede caminho. Abra, e você verá aonde ela é capaz de chegar”, essa fala marcou um dos discursos de abertura da VIII Olimpíada das APAES da Bahia, de 14 a 17 de junho. A fanfarra dos Guerreiros da Bahia, do Colégio Paulo Américo, alargou caminho na Avenida Soares Lopes, em alto e bom som, da Praça Castro Alves ao Ginásio, abriu-se oficialmente o evento, para passarem os verdadeiros protagonistas, os apaenos. O Ginásio de Esportes Herval Soledade, em Ilhéus, 14, estava repleto de jovens, adultos, atletas, professores, agentes sociais, profissionais, representações da Polícia Militar, capoeiristas, todos juntos em prol desta realização da APAE de Ilhéus juntamente com a Federação Estadual das APAES e contou com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.
“Estou muito feliz de estar aqui hoje, é muito bom participar desse evento”, garantiu o jovem Gilvanio Alves de Castro, da delegação de Guanambi. De acordo com o presidente da Federação das APAES da Bahia, Derval Freire, a maior importância do evento é a integração do pessoal motivada pela relação de confiança com os alunos, e acrescenta, “amor é a palavra que pode traduzir tudo o que eles fazem. É isso o que dá energia a essas crianças, amor a si próprio e ao outro, é o que podemos entender disso”. O Coordenador Técnico da APAE de Salvador, Silvio Santos, explica, “nós acreditamos na possibilidade de oferecer aos alunos com deficiência intelectual momentos de superação, de conquistas, prazer, envolvimento e de aconchego”.
A cantora Chica de Cidra cantou brilhantemente o Hino Nacional junto com o músico tecladista Dante Valadares, no tempo em que algumas falas trouxerem a tônica desse importante acontecimento social, tendo como mestre de cerimônia, Dr. Josevandro Nascimento. Para a Presidente da APAE de Ilhéus e organizadora, Socorro Pastor, “essa conquista mostra que ainda existe respeito pelo ser humano, respeito à diversidade e a diferença, apesar de que ainda existem muitas pessoas que não têm a sensibilidade necessária para respeitar o outro. Na VIII Olimpíada das APAES vivenciamos juntos, verdadeiros momentos de superação de limites, capacidade e garra”.
De acordo com o Coordenador de Educação Física de Esporte e Lazer da APAE de Vitória da Conquista, atuante há 12 anos, Paulo Gonçalves, “em nenhum outro lugar eu iria encontrar essa representação dos seres humanos, do amor e da conciliação, sobretudo, do modo em que podem exercer suas funções vitais da melhor maneira possível, sem discriminação, sem barreiras arquitetônicas e sem principalmente a desconfiança dos outros. Esse milênio é o milênio da mudança, de respeito à habilidade e principalmente da diversidade humana. Pela oitava vez na Bahia a Olimpíada da APAE celebra a união”.
O Ilmo. Sr. Major Riccio da Polícia Militar, do comando regional do Sul da Bahia, que estava presente na abertura, elogiou a realização e destacou o esporte como uma forte ação social na juventude no combate às drogas, colocando-se à disposição da APAE para colaborar no que preciso.

Mediado pela cultura, arte e cidadania do evento, apresentação musical se seguiu com o cantor Ilheense Kekeya, que com a música "Gente", de Jauperi, a letra chamou atenção: "Eu não gosto de gente que gosta um pouquinho, Eu nãogosto de gente fingida, Eu nãogosto de gente que não olha no olho, Gente que reclama da vida, Gente que aperta a mão assim sem apertar, Gente que foge e não encara o olhar, Gente que tem medo, gente que enfraquece, Gente que maltrata, gente que aborrece, Gente que não sabe ser gente, Ô, gente! A gente precisa ser gente, Oxente, a gente precisa de gente, Que abrace, que sorria, Dê a mão, dê alegria, Que abrace, que sorria, Dê a mão, dê alegria, E amor todo dia".

Apresentações de dança dos apaeanos de Ilhéus, com a professora e educadora física, Vitória Penalva, cativaram a todos com alegria e carisma. Em seguida, o grupo de Capoeira Negra Raiz se apresentou em roda com ladainhas, berimbaus, pandeiro, atabaque e axé, onde integrantes de outras cidades também entraram na roda e jogaram capoeira. Para o professor do grupo Negra Raiz, Rafael Gomes, “é muito importante iniciativas assim. Ver as necessidades e o sentimento de superação de cada criança dessa, nos transmite um ensinamento muito grande. Perceber a capoeira como um desses instrumentos sociais, mostra que ela é para todos e pode chegar muito além do que imaginamos, sendo a capoeira uma constante experiência de transformação na vida de muitos jovens”.
Verdadeiramente, a VIII Olimpíada das APAES, trouxe um sentimento muito bom de comunhão e cooperativismo social. O evento contou com o apoio e braços dados de muitas representações da sociedade ilheense, mobilizadas para esse acontecimento de grande relevância. Entre as modalidades esportivas, foram realizadas provas de atletismo, capoeira, futebol, judô, handebol, natação e futsal.  De promoção à cidadania e inclusão, a Olimpíada tem por objetivo a participação, integração e desenvolvimento esportivo dos alunos. No evento, 16 delegações das APAES de municípios baianos estiveram presentes, como Camaçari, Canavieiras, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, Valente e Vitória da Conquista.
Até o final desta semana sai a relação dos apaeanos selecionados para a XX Olimpíada Nacional das APAES, que será em Maringá-PR, em novembro.


Fotos: Mattos Fotografia


APAE DE ILHÉUS REALIZA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA



Por Anna Karenina 4085.BA
Maori Jornalismo

A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Ilhéus convida a comunidade ilheense a participar da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começa nesta terça-feira, 21, ao dia 28 de agosto de 2012. A abertura do evento acontece na Praça do Teatro Municipal, 21, às 17:30h e no próximo dia, quarta-feira, 22, às 8hs ocorrerá a Caminhada de Sensibilização com saída na Praça Dom Eduardo para o centro da cidade. Ao longo da semana, serão realizadas atividades que envolvem manhã de lazer, momento musical e seminário que tem como tema “A Importância da Capacitação e inserção no mercado de Trabalho da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e da família”. O encerramento do evento será na próxima terça-feira, 28, com visita dos alunos do Mercado de Trabalho à empresa Livitech, 8 hs.

“Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças, e uma igualdade que não produza desigualdade”. – Professor Boaventura Santos.


Seminário

É na sexta-feira, 24, que acontecerá um Seminário no Ilhéus Hotel tendo como temas “A Importância da Capacitação e inserção no mercado de Trabalho da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e da família”, que será às 9 horas, ministrada por Maraísa Helena Estêvão Pereira, e o “Benefício de Prestação Continuada – Lojas”, às 14 hs, por Érica Maria de Souza, Analista Previdenciária e Assistente Social do INSS.
Maraísa Helena Estêvão Pereira é Mestra em Educação, Especialista em Educação Especial e Políticas Púbicas, Pedagoga, Psicóloga, Neuropedagoga, também é Chefe do Núcleo de Transtorno Global do Desenvolvimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal e realiza Consultora Técnica nas áreas de Educação Inclusiva, Produção de Softwares Educacionais, Tecnologia Assistiva, Acessibiidade e Projetos para Pessoas com Deficiências.




Nenhum comentário:

Postar um comentário