quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TERRAL SURF WEAR

BRIEFING

A Terral Surf Wear trata-se de uma loja de produtos voltados para a pratica do surf, skate e jiu-jitsu, uma surf wear que atente a moda para o público masculino e feminino, em Ilhéus-BA. Agrega uma variedade de produtos,e é  bem conceituada com grifes exclusivas e  produtos reconhecidos no mercado nacional e internacional. Há 6 anos está inserida no mercado de Ilhéus e atualmente apoia atletas, configurando um perfil social de incentivo ao esporte.
O atendimento de assessoria de comunicação configurou-se na criação de um planejamento editorial para o blog, e em seguida afirmou um conceito institucional, firmando os valores da empresa, das marcas, dos produtos, e das ações sociais desenvolvidas no veículo (blog).
A formatação atendeu a criação de releases, quase todos acompanhados de hiperlinks (o que dinamiza a navegação), criação de editoriais de moda, cobertura de campeonato de surf, divulgação de atletas, postagens de fotografias, criação de material gráfico com proposta editorial voltada para o skate e publicação dos materiais das grifes visando explanar a gama de produtos.
Embora a proposta do planejamento editorial do blog não tenha sido executado integralmente, por razões financeiras e de investimento do proprietário neste tipo de comunicação, alguns elementos puderam ser incorporados, o que fortaleceu o conceito da empresa, a imagem, as marcas e produtos.
Atualmente o blog funciona com proposta diferente da que foi apresentada. As publicações atuais compõem um perfil de informação como "hobbie", do que não necessariamente atende à idéia de venda, consumo e fortalecimento da marca, em que poderiam acontecer com maior intensidade se o plano fosse efetivamente cumprido.
Assim, o trabalho delimitou-se na elaboração do projeto editorial do blog e as publicações com conteúdos disponíveis para visualização abaixo.

PROJETO EDITORIAL DO BLOG http://www.terral-surfwear.blogspot.com/

Formatação Editorial FIXA
Apresentação descritiva de todas as editorias fixas do blog, que podem ser atualizadas.

• A empresa
Editoria destinada a informar o perfil da empresa, com missão, ramo, objetivos e princípios da loja, como também área de atuação e tempo de mercado.

• Equipe
Sessão criada para apresentar a representatividade da empresa, a traçar breve perfil da equipe: Nome, idade, formação e hobbye.

• Controle de Qualidade
Release de apresentação das grifes que a loja possui, destacando a exclusividade e a qualidade dos produtos, com descrição dos tipos dos produtos e da prestação de serviços, especificadas segundo suas variações.

• Incentivo TERRAL
Iniciativas de incentivo ao esporte que a empresa tem promovido ao longo dos anos, patrocinando atletas em campeonatos.
Consta o perfil com foto de todos os patrocinados, fazendo um breve levantamento de sua história como esportista (Quando começou a praticar o esporte? Por quê? Qual o primeiro campeonato? Qual a primeira vitória, em qual campeonato e quando? Participações/classificações/vitórias representando a TERRAL? Em qual campeonato e quando?).
Sendo que o atleta atual que representa a loja, ganha um espaço de destaque na sessão.

• Se ligue no Estilo!
Editorial de moda da atual coleção, com as principais tendências e elementos da estação, que pode acompanhar informações/dicas de estilistas de determinada grife.
Também consta uma breve apresentação de todas as iniciativas que a Loja promoveu para divulgar seus produtos, como desfiles (Aonde? Quando? Que evento? Quem tocou?).

• Dê a Voz!
Sessão de entrevista em que a empresa fala ao público suas principais idéias, como forma de estabelecer uma via direta de informação entre a empresa e o cliente. Pode servir para apresentar a chegada de coleções novas, lançamentos, intenções, divulgar eventos, responsabilidade social etc.

• Photo Collection
Sessão de fotos produzida pela Terral, com os looks de lançamentos mais interessantes da coleção.
Perfil cenário: Ao ar livre, associado à prática esportiva do surf, sk8, slackline, bioginástica e aquela que permita boas fotos. É interessante associar a imagem da Terral com a prática esportiva. No entanto, nem todas as fotos devem necessariamente estar diretamente ligadas à prática em si do esporte, já que nem todo o público consumidor é necessariamente esportista. Cenários de praia, mata adentro, espaços urbanos, pistas de sk8 e similares são cenas pertinentes para o trabalho fotográfico desenvolvido, que deve ser orientado numa proposta de espontaneidade, naturalidade dos modelos.
Toda publicação desta editoria vem acompanhada do perfil do fotógrafo/colaborador.

• I ♥ TERRAL
Depoimentos de amigos e clientes sobre a Terral _ produtos_ o que acharam das bermudas novas_ das pranchas_ da qualidade_ do blog _ dos ensaios_ porque compram na Terral_ etc. Trata-se da participação direta do público leitor/consumidor no blog da Terral, onde as pessoas poderão interagir com comentários e suas fotos, usando as roupas e/ou demais produtos– ou publicadas pela loja, sendo capturadas através das redes sociais e com autorização das pessoas que estão na foto.

• SESSION RADICAL
Editoria destinada a destacar talentos do surf e sk8, valorizando a prática dos esportes na região, e a informar as condições climáticas e temporais.

• Ta Rolando
Condições dos ventos, índices pluviométricos e luas.
Waves – Ondulações e picos onde tem as melhores ondas, as cheias e vazantes das marés.
No asfalto - Picos propícios ao sk8, condições das pistas e o melhor horário para praticar.

• De Drope
Espaço destinado a valorizar os talentos contemporâneos do surf, apresentando o perfil do atleta e fotos. A editoria deve ser atualizada mensalmente.
Perfil: Nome, Idade, estilo (manobras que mais utiliza), picos que freqüenta, campeonatos que já participou (onde, quando, classificações/premiações).

• De Rolê
Espaço destinado a valorizar os talentos contemporâneos do surf, apresentando o perfil do atleta e fotos. A editoria deve ser atualizada mensalmente.
Perfil: Nome, Idade, estilo (manobras que mais utiliza), picos que freqüenta, campeonatos que já participou (onde, quando, classificações/premiações).

• Estilo Mulher
Editorial de moda feminina, com tendências e propostas da coleção. Acompanha fotos e dicas.

• Promoção
Anúncio de ofertas, descontos, promoções e liquidações na loja. Informa o período da promoção, quais os produtos e a faixa de descontos. Acompanha algumas fotos dos produtos liquidados, ou fotos de todos os produtos em liquidação (se quiser).

• Contatos
Endereço, Telefone, E-mail, Twitter, Facebook, Orkut, MSN.


• Gêneros


Gêneros e Conteúdos de caráter FLUTUANTE (que podem ou não ser utilizados)
Apresentação descritiva dos gêneros jornalísticos que serão utilizados nas postagens e das editorias disponíveis para postagem de conteúdos.


Notícia – “[Notícias são] artefatos lingüísticos que procuram representar determinados aspectos da realidade e que resultam de um processo de construção e fabrico onde interagem, entre outros, diversos fatores de natureza pessoal, social, ideológica, cultural, histórica e do meio físico/ tecnológico, que são difundidos pelos meios jornalísticos e aportam novidades com sentido compreensível num determinado momento histórico e num determinado meio sociocultural (ou seja, num determinado contexto), segundo Jorge Pedro Souza, em Teorias da Notícia e do Jornalismo. Florianópolis, Letras Contemporâneas e Argos/UNOESC.
Mas, simplificando, a notícia representa todo conteúdo que informe sobre um acontecimento e/ou tema de interesse público, com interlocução de fontes específicas, que estejam vinculadas à abordagem de determinado contexto sociocultural.

Artigo – Publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, opiniões, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

Entrevista – Conversação entre duas ou mais pessoas em que perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado, de acordo com um determinado objetivo ou tema.

Ensaios - Ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo idéias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema.

Depoimentos – Relatos de pessoas sobre determinado assunto ou contexto.

Fotografias e Vídeos – Conteúdo visual e audiovisual.

• Editorias

Esportes – Esportes>SURF, Esportes>Sk8, Esportes>Musculação, etc.
Destinada a tudo que diz respeito e que se insere no universo de determinada prática esportiva.

Saúde & Bem Estar – Saúde & Bem Estar > Nutrição, Saúde & Bem Estar > Pilates
Trata-se de todo conteúdo direcionado à saúde e bem estar, seja, fisioterapia, pilates, alongamentos,nutrição, cuidados com o corpo e alimentação, terapias, tratamentos etc.

Moda – Conteúdos sobre moda, tendências, lançamentos, inovações e tudo que permeia o mundo fashion.

Cultura & Entretenimento – Todo conteúdo de razão cultural, artística e de entretenimento: música, cinema, teatro, artes plásticas, dança... Pode divulgar shows, espetáculos, eventos, ou simplesmente trazer conteúdos sobre artistas e produtos desta razão.

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Ecoturismo – Todo material que fale sobre o universo da natureza, que esteja relacionado à sustentabilidade e ao meio ambiente, como forma de valorizar o patrimônio natural e preservá-lo. Iniciativas de turismo que respeitem idéias de sustentabilidade ganham espaço nessa editoria e podem abordar suas atividades.

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Criação Arte gráfica


PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

A Empresa (Link) RELEASE INSTITUCIONAL


Do latim “terrále”, o vento que sopra da terra para o mar, e a seu favor. É com esse espírito de boas vibrações, que a Terral trabalha para proporcionar bons ventos pra você. Nas ondas ou na urbanidade cotidiana de ser, a moda Surf e Skatewear tem imperado com força notável presença na vida do público jovem e adulto, que aprecia as coisas simples da vida, mas que ao mesmo tempo valoriza o bem estar, aliando conforto, estilo e qualidade numa combinação em que o essencial é se sentir bem.
Conectada diretamente com a moda masculina e feminina, a Terral traz em primeira mão de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, mercadorias selecionadas para oferecer a seus clientes a melhor experiência de compra.
Há cinco anos no mercado de Ilhéus, a Terral é uma empresa que já desponta grande diferencial com suas grifes exclusivas, como a Colomy, Freeday e Dakine, bem como qualidade, variedade de produtos e ação social através do incentivo ao esporte. Por isso, tornou-se um lugar de referência na região quando o assunto é esporte radical.
TERRAL. Esse é o vento que alisa o mar, faz as ondas cavadas e segura o drope, podendo proporcionar um belo momento dentro de um tubo. Mas também é a loja onde você vai encontrar o que precisa para os melhores momentos de sua vida.


Produtos (Link) RELEASE INSTITUCIONAL


Na TERRAL você encontra diversos produtos para as linhas surfskatewear.
Nas ondas, no asfalto, nas adventures da vida, dia ou noite, oferecemos um leque de opções para você que curte o contato com a natureza e viver com estilo e conforto.
Graças às tecnologias para confecção, as roupas têm designes diferenciados, tecidos de qualidade e agregam a alta costura valorizando sempre o bom acabamento. Tudo isso através de uma seleção criteriosa das melhores marcas surfskatewear do mercado. Podemos citar a Colomy, que tem conquistado cada vez mais espaço no guarda roupa de muita gente. Não é a tôa que a grife é exclusividade Terral em Ilhéus. Grandes marcas como a Volcom, ...Lost, DC, Rusty, HD, Dila, Onbongo, entre outras, integram o nosso seleto ramo de confecção.
Nessa linha, a bermuda é um artigo fundamental no guarda roupa de qualquer pessoa, que pratica esportes, vai a praia ou simplesmente curte o estilo. Oferecemos camisas, regatas, calças, casacos, meias e moda praia.
Mas sem os acessórios, o visual não ficaria completo. Mochilas, pochetes, óculos de vários estilos, bonés e gorros são práticos e fazem parte de nossa vida cotidiana. 
Na linha de calçados trouxemos o selo de qualidade da REEF e da Freeday, tênis super estilosos e pra vários gostos.
Marcas (Link)
A Terral é uma Surf Wear que busca proporcionar aos seus clientes produtos que agreguem qualidade, conforto, estilo e exclusividade. No seu 6º ano, a Terral está com mais marcas, nacionais e internacionais, sempre buscando oferecer mais opções.
Conheças mais sobre as marcas que vendemos. Lembrando que a Colomy, Dakine e Freeday são exclusividade TERRAL!


PRANCHAS

Como uma autêntica Surfwear, na TERRAL você encontra tudo o que precisa para seu Surf. Trabalhamos com seis representantes para a fabricação de pranchas, com shapers selecionados: a WETWORKS, com Joca Secco, Ricardo Martins e Cláudio Hennek; a TOKORO, de Wade Tokoro; a RUSTY, de Rusty Preisendorfer; a TBC, muito bem afirmada no mercado com seus foguetes voadores; e Beto Santos, um shaper respeitável. As bodyboards da GENESIS completam o quadro de pranchas.
Todos os produtos atendem a um alto nível de qualidade e fabricação, para tornar o seu surf ainda mais potente. Temos vários modelos e numerações, basta vir à nossa loja e então vamos personalizar a prancha ideal para você. Encomende já!
Em acessórios de surf, temos diversos opções da DAKINE, FCS, WAVEGRIPE E GORILLA.
Qualidade de equipamento. Isso é o que a TERRAL quer proporcionar a seus clientes que sacam o verdadeiro valor de uma prancha fabricada por especialistas e com material diferenciado. E é nas ondas que você percebe a diferença, principalmente com o passar do tempo. E como percebe! Por isso, apostamos nos melhores shapes e empresas de fabricação de acessórios, pranchas e bodyboards de todos os tamanhos.
Temos diversos tipos de acessórios, clique aqui e veja as opções de marcas e tipos.

Conheça as pranchas que trabalhamos, clique no link abaixo e acesse informações detalhadas:

As pranchas da TBC,
Escolha o tipo ideal para o seu peso, altura, estilo de surfar e encomende logo sua prancha na TERRAL! Depois é só cair pra dentro das valas e ter uma boa sessão de surf!
TERRAL SURF WEAR, PRESENTE NOS MELHORES MOMENTOS DE SUA VIDA!

As pranchas da TOKORO,

Nascido e criado no Hawaii, Wade Tokoro, é reconhecido como um dos melhores shapes em ação quando testa os próprios designs. Durante sua carreira ele vem fornecendo suas pranchas para muitos tops surfistas do mundo inteiro. Muitos deles venceram etapas do WCT com suas pranchas.
Wade Tokoro desenvolveu modelo especial para o campeão mundial Mick Fanning.
Em cada prancha Wade Tokoro epsecifica suas medidas, estas informações ficam arquivadas na companhia com sede localizada em Kahaluu, na ilha de Oahu, arquipélago Havaiano. Isto ajuda na customização das pranchas para desenvolver uma relação entre surfista e shaper.

Escolha e encomende na TERRAL SURF WEAR a sua prancha da TOKORO!

As pranchas da RUSTY,

A Rusty é uma marca com raízes na arte de shapear e fabricar pranchas. Ela tem ligação direta com o universo do surf, fundada em 1985 pelo renomado shaper Rusty Preisendorfer, em Sand Diego, na Califórnia. O primeiro item a ser produzido pela marca foi a prancha. Rusty Preisendorfer, apaixonado pelo surf e estilo de vida, shapeava pranchas desde 1970, e durante a década de 80 fornecia pranchas para os melhores surfistas do mundo que participavam do circuito mundial.
A marca R.Dote se fortaleceu no meio do surf. Consequentemente a marca lançou os boardshorts e os t-shirts para satisfazer a necessidade dos surfistas. A Rusty surfboards está aliada a tecnologias em pranchas de surf, moda, cultura, comportamento estilo e atitude.
A Rusty está presente no Brasil desde 1995, trazida pelo surfista e shaper Pedro Bataglin, atualmente morando e trabalhando na Califórnia junto com o fundador da marca, o shaper Rusty Preisendorfer.

Existe uma série de pranchas da Rusty com inúmeros formatos, propostas e dimensões, cada uma com uma especificação e numeração diferente. Produzidas por shapes profissionais, as pranchas da marca dividem espaço no foco das lentes fotográficas com os melhores surfistas do mundo. A atenção voltada para o potencial tanto do atleta quanto da prancha é uma questão de ordem no mundo do surf. Conheça alguns modelos das pranchas no site da Rusty e veja a infinidade de opções. Vá na TERRAL e encomende o modelo da prancha que seu corpo se encaixa melhor.

As pranchas da WETWORKS (RICARDO MARTINS, JOCA SECCO E CLAUDIO HENENK),

A pranchas da WETWORKS são produzidas pelos shapes Ricardo Martins, Joca Secco e Claudio Henenk.

Dê um saque nesse vídeo produzido pelo Portal Dexa, em que os atletas Wetworks Bruno Santos, Wilson Nora e João Chumbinho (10 anos de idade) aparecem ao lado dos surfistas Guilherme Sodré, Jean da Silva e Bruninho Santos, todos em altas manobras alucinantes.

As pranchas da GENESIS.
Também temos as pranchas fabricadas pelo shaper Beto Santos.


Acessórios de Surf (Link para ver imagens)
Em acessórios de surf, temos diversos produtos da DAKINE, FCS, WAVEGRIPE E GORILLA, como acessórios para surf, kitesurf, longboard ou bodyboard. Quilhas, capas, malas, streps, decks, proteção para o bico da prancha, parafina, chaves para quilhas, lycras, cordinhas, alças, tudo em um só lugar: Terral Surf Wear. Clique com o botão direito em cima das logomarcas para acessar o site da marca.

SK8

Para o SK8, temos a CISCO e os acessórios da CRAIL e da DAKINE, marcas reconhecidas pela qualidade das peças.
A TERRAL traz os skates da CISCO e os acessórios da CRAIL e da DAKINE, exlusividade Terral em Ilhéus. Clique nos links, veja as melhores opções e venha na nossa Surf Wear escolher o skate e os acessórios que você precisa!
São marcas conceituadas que trouxemos para representar a galera que curte dar um rolê, ou que seja "surfar em cima de rodas" nos paredões de concreto da vida urbana. A Cisco faz fabricação de vários tipos de skates para atender a necessidade que você quiser adaptar para explorar várias manobras.
A Crail têm diversos tipos de trucks e acessórios, e a Dakine traz decks, capas para sk8, malas e mochilas adaptadas.


Colomy em pleno deserto do Chile (Link) CRIAÇÃO EDITORIAL DE MODA


A proposta da COLOMY, exclusividade Terral em Ilhéus, vem com todos os ares de aventura que os esportes radicais precisam para expressar sua força. Partindo do notável cenário que o deserto de San Pedro do Atacama desvela no Chile, a Colomy apresenta em sua cartela de cores tons suaves como o azul, branco, mescla, oliva, salmão, e cores mais imponentes como o preto, chumbo, tons de terra, camelo, tons de verde (verde musgo e cítrico), vermelho e amarelo.
Sempre apostando em brincar com formas e desenhos, a grife continua investindo em estampas minimalistas, mas que traduzem idéias com sentidos  divertidos e inteligentes. Carrinho, símbolo nova era, árvores, ideias sustentáveis com o símbolo de reciclagem, natureza, carinhas, aviões, letras... E assim vai a Colomy no Atacama, terra em transe.... 
A grife traz propostas simples mas que traduzem conceitos interessantes da relação do homem com a natureza, com o esporte e com a vida. Alguns modelos de camisas, tanto em gola V quanto em gola pólo, dividem espaço com as regatas, compostas com bolsos dando destaque à peça e produzindo um estilo irreverente. Isso sem contar com as listras, que conseguiram conquistar seu lugar e cair no gosto da galera.


Inverno na ...Lost (Link) CRIAÇÃO EDITORIAL DE MODA


A coleção de inverno da ...LOST traz camisetas com estampas em 3D, silks emborrachados, que brilham no escuro e muito degradê. A grife nesta coleção focou mais no visual do que na marca. Além dos boardshorts estampados e lisos, todos com abridores de garrafa e costuras internas em cores neon, a …Lost quer unir surf e skate e criar opções de visual que ultrapassam o surfwear.
As camisetas dupla-face são ótimas para quem é ao mesmo tempo, básico e descolado, já que cada lado da peça remete a um perfil diferente. Os vários modelos de blusões forrados e outros com capuz ou mangas destacáveis, permitem maior diversidade na hora de montar o look.
Os casacos ganham cara de jaqueta e junto com os moletons vêm em cores mais sóbrias e escuras. Pesados e com forros, os agasalhos permitem diversas combinações. As camisas-jaquetas, que misturam o visual de uma com a funcionalidade da outra, são ótimas para dias de temperaturas moderadas.
As calças jeans vêm com modelagens slim, skinny e standard (com gancho maior) com várias opções de cores: cinza, azul, estonada e black. Outra opção são as calças de algodão e a releitura das calças cargo chegam com modelagem mais justa.
Os gorros vem para todos os estilos: fullprint, com aba, dupla-face. Os bonés traduzem a onda old school que remete ao visual dos skatistas da década de 80 e ao baseball. Completam a coleção carteiras, meias e a linha de underwear.


Inverno 2011 (Link) - CRIAÇÃO EDITORIAL DE MODA


A coleção de inverno 2011 chega em alta velocidade de rotação com direito a muitos 360º. Isto porque o mix das diversas grifes transfoma a TERRAL num verdadeiro balaio da moda surfwear e skatewear. Sempre com a vibe de aventura e boas manobras, o inverno da Terral vem quente com muitas opções.
A Volcom, uma das marcas mais procuradas pelo público, já está com sua coleção em nosso mostruário, ao lado da DC, DILA e HD. As coleções de inverno da COLOMY...LOSTREEF,RUSTY e ONBONGO girls, reunimos aqui no blog com postagens para vocês conferirem as principais tendências.
Dê o saque! É só viajar nos links e visualizar a proposta de cada grife para o inverno 2011. Esquente logo o passo para estar no estilo com a estação do frio, e das boas ondas, é claro!


Campeonato Bivolt de Surf foi destaque do final de semana (Link) - CRIAÇÃO MATÉRIA JORNALÍSTICA



Neste sábado e domingo passados (30/04 e 1º/05) aconteceu o 8º campeonato do Circuito Bivolt de Surf e Bodyboarding, que nesta 1ª etapa, com direito a aéreos e manobras radicais, trouxe alegria a muitos surfistas ilheenses e da região. O evento atingiu uma marca record com mais de 150 inscrições e representou a categoria com boa estrutura e organização. A 2ª etapa já tem data marcada para o início do mês de Junho, em Canavieiras. A seguir confira detalhes sobre o campeonato e os vencedores.

Foi na praia dos milionários, neste final de semana, mais especificamente na Cabana Soro Caseiro em Ilhéus, que atletas de várias regiões, como Salvador, Valença, Canavieiras, Itacaré e Itabuna, se aqueceram para entrar no mar e competir as primeiras baterias, com ondas de um metro de altura, aproximadamente. As categorias open masculino e feminino, mirim, infantil, de bodyboarding open e iniciante, somaram mais de 150 inscritos, trouxeram talentos com excelentes performances e novos surfistas se revelaram. Confira abaixo os destaques dos finalistas e ao final da matéria todas as classificações. O internauta escolherá qual o destino dos campeões das categorias open de Surf e Bodyboarding que serão premiados com um pacote de viagens em um país da América Central. Para onde eles devem ir? Acesse a enquete e vote: www.ripstar.com.br

“O Surf é um grande instrumento de mudança social, pois é capaz de transformar a vida de muitos jovens, podendo proporcionar a eles uma carreira para seguir”, defende o organizador do evento Vitor Kruschewisky. Com razões de incentivo ao estudo, o Circuito Bivolt disponibilizou inscrições gratuitas a atletas que comprovassem nota no boletim superior a oito. Também como forma de incentivar o surf feminino abriu inscrições gratuitas para elas. Esse tipo de visão social já vem sendo trabalhada há cinco anos, quando foi criada a Escola Sul Baiana de Bodyboarding, um projeto de aulas gratuitas para 35 crianças carentes na praia do sul (ponta dos arrefices, Tia Bel). “Queremos expandir o projeto com a inserção de mais escolas espalhadas por nossas praias. Ilhéus tem tudo para formar mais atletas de grande potencial”, destacou o ilheense Kruschewisky.
O quadro técnico de jurados contou com o renomado juiz da ASP, Wilson Ribeiro, o WR, no comando da equipe. Além disso, a apuração das notas aconteceu através de um sistema modernizado, dando mais rapidez na apuração dos resultados. “As notas são dadas praticamente de imediato, o que facilita a vida de todo mundo”, afirmou o espectador João Magalhães, enquanto assistia a apresentação do surfista de Salvador que ele patrocina. Magalhães também elogiou a estrutura do evento, “se duvidar, é melhor do que a de eventos que acontecem em Florianópolis - SC, onde moro atualmente”.
Além do pacote de viagens para a América Central para os vencedores das categorias open de surf e boadyboarding, os demais finalistas são premiados com kits de roupas, troféus e pranchas. Esta primeira etapa teve como grande patrocinadora a Kibon, ao lado da Backdoor Surf Shop, Bivolt Power, Pro Recarga, TV Santa Santa Cruz e Brasilgás. A Geneis Bodyboards e pranchas Scoot apoiaram a iniciativa.

Destaques

OPEN DE SURF – masculino e feminino
O grande vencedor da categoria open é Iago Silva, natural de Itacaré. Com sua lycra vermelha levou a melhor com boas execuções e mostrou que entende bem do que faz. A nota 9,5 não foi à toa, com direito a várias batidas, rasgadas e cutbacks, fazendo a alegria da galera. A vitória veio em dose dupla, já que ele também foi o vencedor do campeonato passado. O vice-campeão é o ilheense Wallace Sampaio, seguido do terceiro lugar de Dilson Amaral, também de Ilhéus, completando o ranking e deixando o itacareense Davi Silva em quarto.
No feminino, a ilheense Janine Santos venceu a etapa, e se destacou com boas manobras vencendo a itacareense Noelani Coutinho, que levou o vice e deixou o terceiro lugar para a Campeã Baiana de 2010, Atauana Silva, de Itacaré. Em quarto lugar, a ilheense Suzane Oliveira.

Mirim
Em primeiro quem levou foi o ilheense Wallace Júnior, uma das maiores revelações do estado atualmente. Em segundo ficou o itacareense Nicolas Carvalho, deixando o ilheense Gustavo Aragão em terceiro e o itacareense Cristiano Martins em quarto.

Infantil
A categoria infantil é a grande prova que a nova geração vem com tudo. O grande campeão foi o ilheense Taiwan Chan com batidas expressivas e belos cutbacks. Em segundo ficou seu conterrâneo, João Tavares, deixando outro local de Ilhéus, Mateus Melgaço, em terceiro e o itacareense Jorge Gabriel em quarto.

Radicalidade e técnica são as palavras que traduzem o espetáculo do open de boadyboarding. O ilheense Arley Santos, conhecido por ‘Papito’, protagonizou decolagens com seus aéreos, rolos e ótimos conjuntos inspirados para vencer a etapa, ele deixou o canavieirense Júnior Silva na vice. Eddy Sena, também de Canavieiras, finalizou em terceiro e Neto Pitbull terminou em quarto.

OPEN DE BOADYBOARDING

Iniciante Boadyboarding

O ilheense João Pedro Lisboa foi o melhor na Bodyboarding Iniciante, deixando Fábio Duarte em segundo, João Marcos em terceiro e Ernesto Pereira em quarto.
A realização é da Agência Rip Star Idéias. Fique ligado nas próximas atualizações com vídeo das finais da prova e ranking completo. www.ripstar.com.br

A homologação é da Associação Sulbaiana de Surf, Associação Ilheense de Bodyboarding, Associação Olivença de Surf, Associação de Surf de Itacaré e Associação Ilheense de Surf.



O SURF DO ILHEENSE IGOR OLIVEIRA - MATÉRIA JORNALÍSTICA

A história de um surfista competidor que vem se destacando e tem tudo para somar à Ilhéus, um verdadeiro celeiro de surfistas de alta capacidade da Bahia.

O surfista amador Igor Oliveira, ilheense nato, tem se destacado pelo seu surf inovador, com a execução de manobras radicais novas, que seletos surfistas conseguem desenvolver. Em sua trajetória, o atleta participou de mais de 25 competições na Bahia e hoje na categoria open, aos seus 21 anos de idade, planeja correr o campeonato nordestino profissional. Patrocinado pela Terral Surf Wear, neste sábado (30), hoje, Igor vai se concentrar na competição do Circuito Bivolt de Surf, na praia do sul (praia dos milionários).
O aéro-reverse e krapt são umas das manobras radicais que fazem parte de sua performance nas ondas, de preferência as grandes. Tendo sido bem colocado no baiano amador ocorrido em 2009, Igor Oliveira foi avaliado pelos exigentes jurados do WQS, tendo disputado baterias com vários atletas de destaque e conseguiu chegar à semifinal, na praia de Ipitanga em Lauro de Freitas - BA. O atleta já ensaia se graduar nas etapas do próximo campeonato nordestino profissional, em Itacaré e Salvador. Mas sua maior vontade agora é vencer o Circuito Bivolt e ser premiado com um pacote de viagem, tendo como desembarque o arquipélago do Hawaii, ou que seja chamado como a classe mesmo denomina, “a faixa preta do surf”.

“Aqui na Bahia tem essa coisa, o surfista se destaca na raça. Diferentemente da maioria dos atletas do sudeste, que contam com toda uma estrutura que oferece o suporte necessário para a prática do surf, sem grandes desgastes”, comenta. Igor chama a atenção para os atletas ilheenses, que têm representado muito bem a Bahia no cenário nacional e internacional do surf, citando surfistas profissionais como Rudá Carvalho, Franklin Serpa, Bruno Galine, Dennis Tihara e Wilson Nora. “Ilhéus é um verdadeiro celeiro de surfistas de alto potencial. Praticamente se você for ver, os melhores surfistas da Bahia são daqui”, destacou.

Investir nos surfistas locais é uma excelente oportunidade para obter resultados positivos, através da publicidade difundida. Além disso, se ganha duas vezes. Pois além de valorizar o esporte com iniciativa social, vai dar a oportunidade que muitos atletas precisam para mostrar sua capacidade e valor. Foi pensando nisso que a Terral Surf Wear resolveu apostar no talento de Oliveira. Isso, sem dúvidas, não tem preço para a alegria das pessoas da cidade de Ilhéus, um dos picos mais privilegiados graças aos bons surfistas que aqui têm.

Início

Antes de ser surfista amador, o ilheense Igor Oliveira até os 16 anos de idade só conhecia as manobras dos dribles em peladas de futebol. Pegando jacaré na praia do Marciano, em Ilhéus, começou a se interessar pelo surf. Trocou a bola pela prancha e se jogou pra dentro das ondas. De origem humilde e sem muitos incentivos no início, Igor despontou sua carreira solo contando apenas com a força de vontade e o apoio da avó, suficientes para torná-lo um autodidata no esporte. Hoje, a Terral Surf Wear patrocina o pagamento das inscrições dos campeonatos que ele concorre, incentivando-o de modo que agora ele possa se dedicar e fortalecer ainda mais a sua carreira para chegar aonde todo competidor deseja, o topo mais alto do pódio.

Seus primeiros dropes se iniciaram no Havaizinho, praia onde gosta de surfar, no Malhado, assim como a Back Door, em Olivença. “No Havaizinho a onda é muito perfeita, quebrando para os dois lados. É uma praia muito valorizada pelos tubos constantes, principalmente no outono e inverno, quando entram os swels de leste ou nordeste. Já a Back Door tem a direita longa, é melhor no inverno”, conta Igor. Frente à habilidade dos veteranos e tendo que disputar com eles as melhores ondas, o calouro recém chegado ‘nas áreas’ constantemente era convidado a vencer desafios e aprimorar seu surf. “Para andar com a galera que surfava bem, você também tinha que surfar bem, senão não andava com a galera. E eu fui indo cada vez mais”, recorda. O surf trouxe a dedicação aos estudos e trabalho, distanciou influências negativas, amadureceu o contato com a natureza através do mar, a sua mais nova fonte de meditação e equilíbrio.

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